quarta-feira, 4 de março de 2009

Um dia muito engracado!!!

Estou chateada por que ninguem comenta no meu blog....vcs s'o leem...po falem novidades do Brasil...o que ta acontecendo de interessante ou nao interessante!!!!!!
Esse predio maior da foto 'e onde a minha tia mora! O predio tem 30 andares e ela mora no 23....nao 'e um dos mais altos nao....aqui em Nanjing tem uns maiores!


Bom...como todos estavam reclamando que eu nao tinha fotos...hoje peguei a maquina da minha tia e tirei algumas que vou postar. Essa primeira foto 'e de um "naicha" que eu tomei...essa 'e uma bebida tipica daqui, acho que 'e vendida por toda parte da China, como eu so conheco Nanjing... e nem muito bem, mas sei dizer que aqui tem uma lojinha em cada esquina..... A D'ebora tomou um desse comigo la no Canada, 'e leite com cha preto e tem ums bolinhas que nao tem sabor de nada que mas que 'e bom....tem varios tipos, voce pode acrescentar frutas como manga, morango,e tal...ou tb tem um que o leite tem o sabor da fruta..esse ainda eu nao experimentei.Esse copo 'e exageradamente grande , os que eu encontro pela rua nao costuma ser tao grandes assim!hehehe.

Hoje eu tive aula de manha e a tarde. Comecando pela aula de "ouvir"-"ting" que 'e muiiiiiiiiiiito chata...a pior das aulas! A professora 'e a menos dinamica e sem contar que nada faz sentido pois nao sei o significado de nada que escrevo quando ouco o cassete, pois a professora nao traduz. Fora isso a aula 'e so pin yin (como se fala), nao tem hanzi (as letrinhas chinesas), a aula nao tem contexto...sei la...ninguem gosta! Mas vou assistindo...preciso forcar os meus ouvidos...
Depois teve intervalo e fiquei conversando com o meu colega coreano...Gente!Ele 'e muito engracado, o mais divertido! Voces devem estar se perguntando "em que lingua a Cintia conversou com ele?"...nem eu sei...hhheeheheh...brincadeira...A gente mistura o chines, ingles, coreano, portugues, mimica....ate chegar no que a gente quer dizer...hahahah.'E bom que eu vou treinando...Na segunda aula, a Sara chegou e sentou entre a gente.A Sara 'e uma americana que gosta de desenhar, mora no Mississip e toma "naicha"quase todo dia...Ela 'e muito esforcada e tb se diverte com o coreano!E a outra da foto 'e a Hana...ela tb 'e americana...muito simpatica.


Depois do break, a aula de "shuo" "falar" comecou e a gente se diverte muito pois na conversacao a gente improvisa...a professora pede pra gente ir la na frente falar...'e muito engracado!Ela ensina um bando de palavras novas...e 'e bem simpatica!A aula acabou e fomos almocar...eu, a Patricia e o espanhol que esqueci o nome dele em chines...No almoco fomos num restaurante em frente a universidade que tem uma variedade enorme de comida. Acabamos de almocar e a Patrica resolveu pedir morangos de sobremesa que em chines 'e "cao mei". Dai o garcom disse que ia demorar um pouco mas que ja ia trazer...minutos depois ele traz um prato de macarrao com legumes...a gente se olhou e comecou a rir....o garcom entendeu "chao mian" que significa macarrao frito....hahahahahaha. Foi muito engracado!A gente nao aguentava mais comer e pra nao jogar fora comemos um pouquinho....Pagamos a conta deu 20 kuai pra cada um...comemos pacas e pagamos bem pouquinho....aqui a comida 'e muito barata"pian yi".

Nosso Morango!!!!!!!!!!!!hahahahah
Fomos pra aula e contamos a historia na sala...acabou sendo o tema da aula...aprendemos mais palavras novas. Apos a aula o espanhol queria comprar um celular.E como eu moro perto do "centro de compras" eu fui com ele na Sunning uma loja enorme de eletronicos...imagina duas pessoas que nao sabem falar nada de chines comprando um celular....foi engracado tb!Liguei pra minha tia e ela nos ajudou pelo telefone...acabou que ele comprou o aparelho mas nao deu pra comprar o numero pois ele tava sem o passaport.

tadinho...ficou frustrado!
Voltei pra casa e fui jantar...amanha eu marquei com o Florian e ele vai me levar pra passear. Florian 'e meu amigo alemao que eu conheci no aviao...ele ja passou 1 ano aqui em Nanjing estudando e ta passando mais 4 semanas aqui estudando chines mas em outra universidade...
Eu mandei uma mensagem em chines pelo celular, com frases que eu ja aprendi....pra combinar o nosso encontro...acabei me ferrando pois ele me respondeu tudo em chines e eu nao entendi nada!hahahaha...mentira...entendi um pouco mas tive que pedir ajuda da minha tia pra entender tudo. Tomara que amanha de tudo certo...nao vai ser agradavel se eu me perder aqui em Nanjing!


como na calcada tem um bando de bicicleta....as pessoas andam na rua!por isso que eu quase sou atropelada varias vezes!
Agora vou tomar banho pra fazer meu "zuo ye"(dever de casa)!hahahaah junto com as criancas...vou sentar nessa mesinha ai!

BEIJOOOOOOOOOOOOOOOSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS!!!!!!!!

4 comentários:

  1. Ai Cíntia cuidado com o que vc vai pedir de agora em diante... Dessa vez ainda deu pra se safar quero ver na próxima HEHEHEHEHEHEHEHE!!!

    Te cuida ai minha amiga !!

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Tintia!! Esse alemão é o mesmo da dç perio do avião????? hahaha, aproveita amiga e dá umas aulinhas de higienização bucal p/ ele, aproveita p/ treinar isso no chinês...rsrsrs. BJS!!! Saudades!!!!!!
    P.S: Vou lá no seu consultório segunda!!

    ResponderExcluir
  3. Ae Ci vc tá mandando muito bem. Estou orgulhoso!!! Esse lance de associar o chines com o portugues ajuda a fixar tb!!!! Tá se virando muito bem, parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  4. Com as fotos dá pra ter uma melhor noção do contexto. Melhorou 100% hehehehe

    ResponderExcluir